segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Princesa e Árvore


Por Eliseu Antonio Gomes

21 de setembro é o dia da árvore. Então, resolvi deixar para todos os visitantes deste blog uma reflexão que julgo ser muito importante. Reflitam comigo.

Há séculos conta-se esta estória, que passo a escrever aqui.

Uma princesa estava muito doente e em sua agonia desejou que abreviassem seus dias, fizessem ela morrer. Como último pedido, solicitou que seu túmulo jamais fosse aberto depois de morta. Então, visando tal finalidade, exigiu que o mesmo fosse selado com uma grande pedra de granito, outras pedras fossem colocadas em volta da lápide e também houvessem abraçadeiras de ferro protegendo tudo, dando toda proteção. Além disso, providenciou que escrevessem em seu epitáfio o seguinte dizer: “Por toda a eternidade esta sepultura jamais será aberta”.

Depois do enterro, a Natureza deu o ar de sua graça naquela tumba gelada. Junto com a princesa falecida, havia também uma pequenina semente. E sem que demorasse muito, entre as pedras ela se transformou em um brotinho verde, passando a ser uma plantinha frágil, que naquele cenário de morte encontrou alimento e caminho para se desenvolver.

Após vários anos de crescimento, a plantinha se transformou em um robusto carvalho, suas raízes romperam a solidez da tumba selada, seu caule empurrou as enormes pedras e contorceu os ferros enferrujados pela intempérie, abriu o túmulo e, majestosamente, estendeu seus muitos galhos em folhas, uma bela e enorme copa verdejante que balançava livre ao vento.

Em Cristo, diante das aflições neste mundo, o crente que rejeita a prática do pecado é igual esta pequenina semente de carvalho, que se transforma numa das mais belas e fortes árvores em nosso ecosistema.

“E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro cem” - Marcos 4-8.

E.A.G.

Postado originalmente com título A Princesa e o Pé de Carvalho em meu blog principal: Belverede

Direito de reprodução concedido de todas as formas possíveis, desde que sem fins lucrativos e citando a fonte.