sexta-feira, 24 de maio de 2013

A carta de Paulo aos filipenses


Por Eliseu Antonio Gomes

Paulo escreveu a carta aos cristãos filipenses quando estava em Roma, por volta de 61/62 d.C. Seu objetivo era agradecer a ajuda de cristãos localizados na cidade de Filipos. Eles haviam lhe enviado uma oferta expressiva por meio de Epafrodito (4.10,11); queria ensinar e encorajar os leitores a enfrentar adversidades (1.28-30); e convocar a todos a promover a unidade da Igreja (2.11; 4.2).

Paulo procura conscientizar a cristandade, fazer com que entendamos e aceitemos que as tribulações são partes inerentes do Evangelho (Atos 14.22). Informa que quando fomos chamados, nunca foi prometido que a vida cristã seria apenas de facilidades, mas que o Senhor sempre estaria conosco em todas as situações (Romanos 8.31-39).

Por que se deve estudar a carta de Paulo aos cristãos filipenses? O apóstolo a escreveu para fazer com que os cristãos conhecessem o segredo da verdadeira felicidade e fossem impactados com a alegria celestial.

Do início ao fim, a carta está repleta de alegria. As palavras alegria e regozijo aparecem dezesseis vezes: 1.4; 1.18 (duas vezes); 2.28-29; 3.1; 4.1, 4 (duas vezes); e 4.10.

Paulo revela que Jesus Cristo é a fonte da felicidade, que ser feliz de verdade é viver de acordo com os propósitos de Deus, mesmo que passando por aflições, e que os sofrimentos desse mundo não são capazes de destruir a alegria que Deus nos dá.

Os problemas dessa vida não deve ser motivo para abandonarmos a fé. Deus espera de nós que sejamos firmes, unidos no trabalho, otimistas e corajosos contra os inimigos.

Você se considera modelo? Quer queira ou não, é isso o que você é. As pessoas em sua volta avaliam o cristianismo pela maneira como é refletido em sua vida.

Seus filhos, pais, vizinhos, colegas, parentes, e mesmo pessoas que você não conhece, percebem se sua vida é diferente da vida das pessoas que ainda não reconheceram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Você está sempre se alegrando no Senhor (4.4)? Será que não está vivendo com ansiedade, negando assim o poder da oração (4.6)? Você está colocando em evidência a "paz de Deus" em sua vida?

Motive-se e crie motivação na vida de outros cristãos. Faça uma lista das áreas da sua vida que você considera exemplares, que realmente gostaria que outros imitassem. E, hoje, com a ajuda de Deus, tente ser o melhor exemplo em tudo que disser e fizer.


Consultas: Caminhada Diária, volume 3 (Editora SEPAL); Revista Exposição Bíblica - Cristo: nossa alegria e suficiência; estudos expositivos em Filipenses e Colossenses (Z 3 Editora).

E.A.G.

Extraído: Belverede

domingo, 5 de maio de 2013

Gênesis 2.24 ilustração


Pastor aprovado

Por Genivaldo Tavares de Melo

As cartas ou epístolas apostólicas nos mostram que os ministros de Deus (Paulo, Pedro, João etc.) tinham preocupação com a alma mas também com a subsistência dos irmãos pobres e os empobrecidos. Hoje muitos dos "ministros" têm apenas uma relativa preocupação com a alma, outros nem isso, basta-lhes o conforto pessoal.

O Evangelho que Jesus trouxe é para salvação e conhecimento dos homens; não propõe um meio de vida, propõe uma vida eterna com Deus. O Evangelho de Jesus (para evitar que entendam sobre outros evangelhos) não exige uma vida de clausura nem de eremita, ele apenas propõe que resplandeçamos como astros no mundo, através da justiça e do caráter.


Filosofia e ideologia homossexual

Por Genivaldo Tavares de Melo 

O silêncio das nossas lideranças apresentam duas faces, para tentar compreendê-los: de um lado, a prudência, pois, de certa forma, querem envolvê-los nesse caldeirão, que não é o do Luciano Huck mas parece, em relação às igrejas evangélicas brasileiras; e de outro lado o perigo, pois o silêncio, além de tudo, implica em concordância com o que se tenta estabelecer no pais, que é a substituição da família tradicional pela família alternativa.

Uma parte dos que optaram por uma vida gay, tiveram como alavanca da iniciativa a falta de um homem que lhes desse razão para mostrar o quanto é bom e honroso ser homem; e outros, porque o homem foi para eles o primeiro bicho papão. 

Observe-se que no início do Gênesis (capítulos de 1 ao 3), a Bíblia declara que: "Viu Deus que era bom"; de toda criação, a única coisa que Deus viu que estava incompleta, era a solidão do homem e para completa-lo, fez a MULHER. Somente uma mulher pode complementar um homem e somente um homem pode completar uma mulher. Essa é a ordem da criação. Eles foram expulsos do paraíso e inventaram de tudo que existe e nos trás conforto. A única invenção que contraria a ordem da criação e o próprio Deus, é tentar completar um homem com outro homem e uma mulher com outra mulher.