quarta-feira, 8 de julho de 2009

Grafitagem e pixação - estresse urbano pela ótica de João 13.34,35

Crédito: E.A.G.
Avenida Mutinga, defronte ao Jardim Líbano e próximo à rodovia dos Bandeirantes, em Pirituba - SP
.
O prazer de sujar paredes recém-pintadas é estranho. Basta o dono do imóvel pintar as paredes para elas serem visitadas por pixadores ao anoitecer do mesmo dia em que foram pintadas.
.
As pixações, que são sempre incompreensíveis, tornaram-se coisa comum na cidade de São Paulo.
.
O grafite é considerado uma expressão artística. Então, para se ver livre dos vândalos, os paulistanos se acostumaram a contratar os grafiteiros e lhes pedir uma imagem que cubra toda a sua fachada. Mas, diferente de algum tempo atrás, o código de ética que existia entre quem pixa e quem faz grafitagem tem sido quebrado cada vez mais. Agora até os muros e paredes que receberam grafitagem estão sendo vítimas da depredação dos rabiscos.

O pixador é um indivíduo com comportamento marginal. Ele tem prazer em estragar a alegria do próximo.

Alguns anos atrás uma mãe foi atender a sua porta. Ao abri-la se deparou com o seu filho de 13 anos de idade sendo segurado pela parte de trás da sua camiseta, na altura do pescoço, de forma austera, por um soldado da Polícia Militar. O policial, crente em Jesus, advertiu-lhe para que cuidasse melhor seu filho, pois havia sido flagrado pixando. Não o levaria para a FEBEM naquela ocasião porque entendia que o lar era o melhor lugar para que recebesse educação. Os anos passaram, e das pixações o garoto partiu às drogas e das drogas aos roubos. Numa manhã seu cadáver foi encontrado numa calçada da região crivado de balas. Cogitaram ser assassinato por dívidas com traficantes.

O segredo de uma vida feliz é amar a Deus e ao próximo. "Quem abre uma cova nela cairá; e a pedra rolará sobre quem a revolve" - Provérbios 26.27.

Passar as horas de lazer estragando o prazer dos outros com certeza é buscar para si mesmo a desgraça. Ela tem múltiplas formas de atravessar o futuro dos pixadores.

Jesus Cristo nos deixou um Novo Mandamento; disse que devíamos amar uns aos outros, e que por intermédio do exercício do amor poderíamos saber quais são os verdadeiros díscipulos dEle (João 13.34,35). Na caminhada cristã encontramos muitos "pixadores - espirituais"". A comunicação desse tipo de crente é incompreensível porque não coaduma seus atos com suas próprias palavras. Falam em amor mas vivem pirraçando e traindo a confiança alheia que foi depositada neles.

O amor ágape é um teste. Deus avalia os cristãos através da obediência ao mandamento do amor. O apóstolo João, 1ª João 5.2, escreveu que os cristãos sabem que amam os filhos de Deus quando amam a Deus e obedecem o mandamento. Amar e obedecer são verbos interligados quando se trata da fé em Cristo. "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos" - 1ª João 5.3.

Se o garoto pixador tivesse ouvido os conselhos da sua mãe não teria encontrado a morte tão precocemente. Da mesma forma, a sepultura espiritual estará distante daqueles que escolhem amar a Deus e ao próximo como a si mesmos.


E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário