quarta-feira, 8 de julho de 2009

Intelecto humano versus sabedoria divina

.
O conhecimento bíblico válido é o que armazenamos dentro do coração
.
.
"Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos" - Provérbios 4.23 (NTLH).

É importante conhecer as Escrituras. Mas o mais importante é colocá-la no coração, praticá-la.

Paulo disse que o saber ensoberbece (1ª Corintios 8.1). Ora, o que isso significa? Significa que o conhecimento não é o suficiente, o mais necessário é a prática. Não bastam os diplomas na parede, é preciso fazer o que o cristianismo exige - amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

O sábio, segundo a perspectiva cristã, usa, antes, a sua sabedoria em favor do próximo e não de si mesmo - Tiago 3.13-18. Lembremos de Salomão, que pediu para ser sábio com a intenção de governar bem, ser útil ao povo.

Há quem goste de trazer novidades bíblicas - e isso é bom. Mas é sempre importante analisar se o tema traz informação relevante. Se é básica para que sejamos salvos... Nestes momentos me lembro do seguinte versículo: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém, as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre..." - Deuteronômio 29.29.

Uma das característica da sabedoria é a humildade. Sejamos humildes em deixar com Deus as informações que Ele não catalogou nas Escrituras. Administremos nosso tempo com as coisas mais importantes, elas estão clarificadas na Bíblia Sagrada, sem que seja preciso gastar o tempo em querer obtê-las.
.
.
E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário