segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O significado da palavra altar em hebraico

Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado - 1º Reis 18.30.

Altar é basicamente um lugar alto, onde era efetuados os sacrifícios a Deus ou outros deuses.
Em hebraico é MIZBEAH.

É interessante que a transliteração dessas palavras significam também, usando apenas as consoantes, o seguinte:

M= Mehilá, perdão
Z = Zehut, retidão
B = Beraca, bênção
H = Hayim, vida

Então, Altar é lugar de conceder e receber perdão; Altar é lugar de andar em integridade; lugar de bênçãos e lugar de vida e vida abundante.

Que possamos colocar nossas vidas no altar de Deus.

Fonte: Celair Winverson Orlando | UBE Ning

8 comentários:

  1. oi aqui é moises ó o altar é e senpre sera um lugar de concedo para nosa bênçâo

    ResponderExcluir
  2. Altar é um lugar de oferecer sacrifícios, "é"! Se o nosso Deus não muda, por que vamos mudar o significado que está na única verdade existente, que é a Bíblia Sagrada? Por adaptarmos a Palavra à nossa convência é que nada acontece como aconteceu no passado! O Altar de Deus é um portal, uma embaixada do Reino de Deus aqui na Terra. Quem tem sua vida verdadeiramente no Altar de Deus, está imune aos ataques do governante desse mundo, que é o diabo! Viver a verdade de Deus na teoria é muito fácil, mas nada acontece; viver na prática(sacrífio) é difícil, mas coisas acontecem! MILAGRES!!! Para ver se todos são filhos de Deus basta assitir ao noticiário... O que vemos todos dias não testifica atitudes de filhos de Deus, certo?

    ResponderExcluir
  3. Então, temos que sempre está no Altar de Deus, e não no altar em que a sociedade se encontra. No altar da irreverência, da pornografia, do vício, da imoralidade, no altar de Baal, emfim, no altar de Satanás. Devemos, pois, zelar do Altar de Jeová todos os dias, retirando as cinzas, removendo as velharias e colocando lenha, pra que o fogo nunca se apague.

    ResponderExcluir
  4. O altar hoje somos nós!!!
    Precisamos reparar o altar todos os dias, para que a glória De Deus se. Manifeste em nós!!!

    ResponderExcluir
  5. Não é nada disso:
    Altar é lugar onde se alcança justiça. Jesus Cristo é o nosso altar. só Ele tem justiça para suprir com Sua graça e Deus então nos aceitar. Não se trata de nós fazemos, se trata de receber com humildade o que Ele fez.

    ResponderExcluir
  6. O que ia para o altar não era justiça do pecador e sim a inocência do animal. Nenhum pecador foi queimado no altar.Era pecador! O A altar era um tipo de quem realmente era justo. Deus não aceita no altar pecador e sim o JUSTO. Por isso Cristo é o altar. O único Justo. Até podemos praticar atos de justiça, mas não somos justos.Ainda que praticamos justiça, não deixamos de ser pecador. Pecado é um estado de SER. Justiça é um estado de SER.Pecado não é fazer errado, fazer errado é ações do pecado. pecador é um estado. Justiça não é fazer correto, e SER correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Samuel, brilhante sua reflexão, a qual gostaria de pedir vênia e apresentar no sentido de acrescentar a seguinte premissa, partindo da Carta aos Romanos, em que "Pecado" aparece como uma pessoa dotada da ação de "reinar" - e aparece até o capitulo 8 como uma expressão no singularm e adi para frente aparece a palavra "pecados" , logo Pecado é um SER, e pecados são ações inspiradas por esse SER. Deduzo então que Altar é o lugar em que sacrifico a mim mesmo sem o pecado, pois o Senhor pede que não tragamos ofertas imundas ao seu altar, me como sacrificio menos ainda como oferta. O que levo ao Altar temq ue ser o melhor de mim. Able tinha essa consciência, e como não podia ser ele o melhor, ofereceu o sangue de um cordeiro perfeito, saudável. Caim ofereceu também o melhor de sua colheita, porém o que leva é o seu próprio trabalho, sacrificio, suor que corresponde ao sangue. Ora isso se tornou inaceitável, póis a consciência de Abel é que em seu sacrificio pessoal ou auto sacrificio, nada havia de bom para ofertar. Já por sua vez Caim, vence as dificuldades da terra e colhe dela o que havia de melhor, por isso julgava que deveria ser aceito, rejeita a Graça e imopõe o mérito pessoal, anulando assim a Glória do Sacrifício de Cristo no ALTAR DA CRUZ. - que Deus nos de Sabedoria!

      Excluir
  7. Paulo, o Evangelho, através do ensino de Paulo nos ensina a fazer a nossa carne morrer. Ao obedecer esta orientação, nos colocamos no altar do Senhor, nos rendemos à sua vontade e andamos no Espírito.

    Não discordo da sua afirmação. Somos justos pelos méritos de Cristo e misericórdia de Deus, que nos justifica (1 João 1.9).

    Abraço.

    ResponderExcluir