segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vivendo o amor ágape

No texto de João 21.15-17 Jesus pergunta a Pedro se ele o amava. A pergunta é feita no nível de amor mais profundo, o incondicional, absoluto, o da entrega, amor "ágape". Pedro responde em "fileo", que é o amor fraterno e amigo. Jesus repete a pergunta em ágape e Pedro novamente responde em "fileo". Por fim, Jesus pergunta se Pedro o amava com amor "fileo" e Pedro entristecendo-se diz que Jesus sabia de tudo, e que sim, o amava com amor "fileo". Essa tristeza certamente se deve ao fato de lhe faltar naquele momento uma disposição maior de entrega, de se doar a serviço do reino.

No texto de 1ª Coríntios 13, todas as expressões se referem a "ágape". O cristão deve buscar de Deus a capacidade de praticar e amor divino.

"Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos" - Provérbios 23.26

"O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios - Romanos 5.5.

Muitos podem pensar que o amor incondicional se relaciona somente a Cristo, mas Deus em Sua palavra nos diz que "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama e o que me ama será amado de meu Pai e eu também o amarei e me manifestarei a ele" - João 14.21.

A capacidade para viver o amor ágape vem de Deus para nós. Eu vivo isso, mas não por força própria, é uma experiência da conversão, isso é possível por causa da consequência do sacrifício perfeito de Cristo na cruz.

E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário