domingo, 6 de março de 2011

Reflexão em 1ª Pedro 3.1-11... Proibição ao uso de jóias?

Falando sobre o contexto de 1ª Pedro 3.1-11:

O terceiro capítulo começa com a palavra "semelhantemente". E vem a pergunta: semelhante ao quê? Aos assuntos tratados antes. Nos capítulos anteriores, o apóstolo comenta sobre os deveres dos cristãos como cidadãos em relação aos governos deste mundo; com proceder como trabalhadores. Frisa a questão da fidelidade que se deve dispensar ao Senhor (ver em 2.11). E, no terceiro capítulo, ele foca os casamentos de esposas cristãs com maridos descrentes, continua enfatizando a fidelidade ao Senhor, dizendo que a mulher cristã precisa cuidar mais do enfeite da alma, que se encontra no interior do coração dela do que dos enfeites externos. No versículo 7, capítulo 3, Pedro diz que tal comportamento deve ser o mesmo por parte dos maridos convertidos, casados com mulheres não convertidas. E elenca quais são esses enfeites: compreensão, cuidado e prestação de honra ao cônjuge.

Leiamos:

"1 Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, 2 considerando a vossa vida casta, em temor. 3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4 mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é preciso diante de Deus.

5 Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; 6 como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto.

7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a."

E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário