sexta-feira, 22 de julho de 2011

Comportamento edomita

Pois bem, "edomita" (alguns dizem edonista) é um adjetivo relativo a Edom, nome de Esaú, filho de Isaque que trocou a sua bênção da primogenitura por um prato de lentilhas na cor vermelho (Gênesis 36.1; 25.30). Edom significa vermelho.

Mas, edomita é um termo relativo à filosofia de vida de Esaú / Edom e de todos os seus descentes. Eles faziam constantes guerras contra os israelitas, não tinham paz com os descendentes de Jacó / Israel. Ver: 2º Crônicas 28.17; Ezequiel 25.12.

Na caminhada do povo de Deus pelo deserto, saído da escravidão do Egito, o povo de Edom recusou ajuda, não permitiu que os israelitas encurtassem a viagem passando por dentro de suas cidades (Números 20.18).

Por faltar com o amor aos seus irmãos, os edomitas foram amaldiçoados por Deus (Isaías 34.5-15; 63.1-6; Joel 3.19; Jeremias 49.7-17; Lamentações 4.21; Ezequiel 25.14; Amós 1.11-12). A maldição se cumpriu. Em cumprimento das profecias de maldição emitidas pelos profetas, o lugar se tornou hostil para a sobrevivência humana. Hoje em dia arqueólogos falam de descobertas de ruínas, partes de muralhas destruídas em meio a montanhas e areia, o local transformou-se deserto. Localiza-se nas próximidades do Mar Morto e Mar Vermelho, com abrangência de 160 km de cumprimento e 32 de largura.

Esse termo é dado a quem é individualista, a pessoa que pensa apenas em si mesma, esquece-se da Palavra de Deus e é capaz de trocar a bênção do Senhor por efemiridades, como um simples prato de lentilhas (Gênesis 25.23-34).

Segundo o Dicionário Bíblico Universal, no Novo Testamento, a região dos edomitas era chamada de Iduméia na época de Jesus (Marcos 3.8).

E.A.G.

Um comentário:

  1. Olá meus queridos irmãos Graça e Paz.
    Parabéns pelo blog muito abençoado.
    Gostaria de te dizer que estou seguindo o vosso blog e estarei mais vezes por aqui. Aproveito a oportunidade para compartilhar também o nosso blog, ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.]
    Deus continue te abençoando
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com

    ResponderExcluir