quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Inventor do trabalho

Quero registrar minhas observações bíblicas sobre o trabalho: na minha concepção o trabalho jamais foi uma maldição criada por consequência do pecado.

Duas argumentações:

1ª - antes do pecado de Adão e Eva nós encontramos o trabalho na Bíblia Sagrada

Ao abrir as Escrituras, logo na primeira página, nos primeiros 31 versículos bíblicos visualizamos o trabalho. Deus está trabalhando na criação! E no capítulo 2, versículo 19, encontramos Adão antes de pecar, incumbido por Deus a dar nomes às criaturas que o Senhor fez existir.

O pecado mudou a qualidade do trabalho humano, após o pecado o Homem continuou a trabalhar, mas com esforço e dor.

2ª - Jesus Cristo, nunca pecou, mas foi homem de dores e experimentado no trabalho (Isaias 53.3)
.
Ele foi trabalhador braçal no ramo de marcenaria, e valorizou os trabalhadores.

Notemos os escolhidos ao ministério dEle. Jesus retirou seus discípulos - depois transformados em apóstolos - do trabalho secular ao trabalho ministerial.
.
Além disso, Ele mencionou o rei Salomão, autor do Livro de Provérbios, onde encontramos muitas repreensões aos preguiçosos.

Terminando
.
Faço menção de outro escrito de Salomão:

“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer, e beber, E GOZAR CADA UM DO BEM DE TODO O SEU TRABALHO, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, E GOZAR DO SEU TRABALHO, isto é DOM de Deus. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe responde na ALEGRIA do seu coração" - Eclesiastes 5.18-20.

A conotação do termo “dom” neste versículo é presente.

Financeiramente próspero ou não, quem consegue desfrutar do seu trabalho é alguém presenteado, abençoado, por Deus.

E.A.G..

Nenhum comentário:

Postar um comentário